A Tecnologia da Informação é a espinha dorsal de qualquer empresa que deseja ver crescimento. Um dos lugares onde a TI pode ser um grande inimigo é quando as coisas começam a piorar. Se sua TI está deixando você na mão, as principais considerações básicas devem ser analisadas rápida e prontamente para evitar mais perdas. Estes são os principais sinais de alerta e maneiras de resolver os problemas mais comuns.
1. Interrupções constantes
Outro sinal de grandes problemas na infraestrutura de TI é se os sistemas da sua empresa estão constantemente caindo. Essas interrupções de rede, servidores offline ou software inoperante impactam diretamente a produtividade.
Como identificar: Entreviste os funcionários e verifique se há reclamações sobre programas lentos para abrir ou arquivos demorando muito para processar. Se o tempo perdido for significativo, a eficiência dessa equipe será baixa.
3. Falta de atualizações
Se seu departamento de TI não realiza atualizações frequentes em software e sistemas, isso pode ser um sinal de alerta. Quanto mais antigas as tecnologias, maior o risco de elas falharem e serem atacadas por criminosos cibernéticos.
Como identificar: O equipamento não atende às necessidades atuais porque não é totalmente utilizado. É necessária uma equipe especializada para usar essa tecnologia. Os funcionários devem estar atualizados para que o equipamento funcione corretamente. Isso também pode ser classificado como:
4. Funcionários desatualizados
Um pouco mais sutilmente, mas comparativamente mais seriamente, são funcionários desatualizados. Falta de atualização adequada pela equipe, portanto, utilização inadequada de ferramentas tecnológicas que reduzem a produtividade.
Como identificar: Veja se a equipe acha difícil trabalhar com os novos sistemas ou manter as velhas maneiras de fazer as coisas. Isso pode ser um sinal de que o treinamento não recebe a prioridade tão necessária.
5. Violações de segurança
Em um momento em que os ataques cibernéticos estão na ordem do dia, a segurança da informação deve receber mais ênfase. Se sua organização não tiver medidas de segurança fortes, como backups regulares de dados e soluções antivírus atualizadas, considere-a em risco.
Como identificar: Violações de segurança frequentes. Há tentativas de hacking. Isso mostra que a proteção de dados está definitivamente em risco.
Possíveis correções para aprimorar sua TI
Depois de identificar os sinais de alerta, é hora de você agir. Aqui estão algumas das soluções que farão sua TI ser restaurada ao funcionamento normal:
- Monitoramento contínuo: Monitoramento de desempenho de sistemas para detectar problemas antes que eles afetem as operações;
- Manutenção preventiva: Atualização regular de software e substituição de equipamentos antigos;
- Treinamento de funcionários: Investimento em treinamento para que os funcionários saibam como usar ferramentas tecnológicas com tanta eficiência.
“Fortalecendo a segurança:” Implemente backup, firewall e monitoramento de ameaças em um plano de segurança abrangente.
Quando sua TI não está funcionando, as repercussões podem ser sentidas muito além da perda de produtividade. Coisas como interrupções contínuas, maquinário lento, não estar atualizado e exposto a violações de segurança podem impactar diretamente o quão competitivo seu negócio é. Reconhecer esses sinais e tomar medidas hoje garantirá que a tecnologia funcione a seu favor e não contra você.
Tudo é muito mais abrangente do que aqui colocamos, mas fazemos essa provocação para que ao menos você possa começar a pensar sobre o assunto, e dessa forma, poder aprofundar-se e buscar as correções para cada dor específica.